quarta-feira, 19 de maio de 2010

APOSENTADOS LUTAM POR REAJUSTEDE 7,7% E FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO

19/05/2010
Senado
Aposentados fazem vigília contra manobra do governo; MP 475/09 foi adiada para hoje

--------------------------------------------------------------------------------


Aposentados permanecem mobilizados nesta quarta-feira (19) para que a Medida Provisória (MP) 475/09, que reajusta as aposentadorias em 7,7% e acaba com o fator previdenciário, seja votada ainda hoje.

Houve uma manobra do governo para que a votação prevista para ontem (18) não ocorresse. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), alegou que é preciso fazer a correção na tabela que estava com dois números de reajuste (7,7% e 7%) no relatório. Além de procurar uma solução para substituir o fator previdenciário. “Temos duas ou três opções e, até o final do dia [19], fecho esse relatório e o entrego”, disse Jucá, em entrevista publicada no site Congresso em Foco.

Estas possíveis mudanças no relatório podem ocasionar que a matéria retorne à Câmara, seja barrada por questões burocráticas e assim sua margem de tempo para aprovação venha a perder a validade. O prazo final para a apreciação da MP é 1º de junho. O governo pretende também jogar a medida para o Judiciário, pois questiona a sua constitucionalidade. Ou seja, tudo está sendo feito para que o projeto não seja votado.

O representante da Conlutas Luiz Carlos Prates, o “Mancha”, está em Brasília e salientou que são claras as intenções do governo. “Esta manobra do governo deve ser materializada hoje, e tem o objetivo de devolver para Câmara especialmente o tema do fator previdenciário, que pelo o que temos o observado do PSDB/ DEM, se aproxima em muito das intenções do PT. Ou seja, manter o ataque aos aposentados com a manutenção deste famigerado fator”, esclareceu Mancha.

A Conlutas juntamente com a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) fez vigília de ontem e continua hoje no Senado.

A Conlutas ressalta a importância de se intensificar neste momento as mobilizações em todas as regionais deste país. Nessas atividades devemos denunciar fortemente o Governo Lula e as centrais governistas pela traição aos interesses da classe trabalhadora. “É um absurdo que nesta reta final não tenhamos contado com as centrais governistas CUT Força Sindical e CTB”, ressalta Mancha.

Vamos abordar esse tema em jornais, boletins, sites, assembléias e qualquer atividade manifestação que esteja acontecendo nas categorias e nos movimentos sociais. É Preciso fortalecer essa luta para garantir a vitória, aos aposentados e pensionistas.

Redação Conlutas

Nenhum comentário: