quinta-feira, 14 de novembro de 2013
O Futuro da USJ em Nossas Mãos: Mobilização Já
A Adessc vem a público, mais uma vez, para protestar contra toda e qualquer tentativa de transformar o ensino público em mercadoria paga e aviltada. A Universidade Municipal Pública de São José está novamente ameaçada.
A prefeita Adeliana, apesar de suas promessas de campanha, vem seguindo a mesma orientação política de seu antecessor: descompromisso do poder público com a Universidade, de maneira a tornar inviável o seu funcionamento. A consequência seria o seu fechamento ou privatização; talvez com a venda para um “supermercado” de ensino. Conhecemos esta triste história; que já se encontra em estágio avançado em outras Fundações Universitárias Municipais de Santa Catarina: “USJ, a bola de vez” (Docente na Luta nº 04 2010).
A Fundação responde burocraticamente, adiando indefinidamente qualquer solução. Entendemos que a resposta deve ser política e propomos que a população de São José volte às ruas para novamente defender esta instituição enquanto Universidade pública municipal plenamente gratuita; aperfeiçoando sua autonomia e democracia interna.
Queremos propor uma pauta de lutas, pois acreditamos que as conquistas populares devem ser conquistadas com o povo em luta, organizado. Os professores e a comunidade acadêmica já tem Assembleia Geral marcada para o dia 20 de novembro, para deliberar sobre a orientação e organização da nossa luta.
No entanto, as conquistas do povo se garantem através da luta organizada. A mudança se garante nas mobilizações populares de rua. É hora de pressionar a prefeitura pela devolução do nosso prédio, construído com verba federal (do FUNDEB) exclusivamente para abrigar a USJ e o Colégio aplicação, mas usurpado pela administração.
Propomos desde já algumas atividades: Realização de Audiências Públicas na Câmara Municipal e na ALESC para ampliar o debate, esclarecer a população e ampliar o arco de apoio político à USJ pública. Mobilização contínua com Atos Públicos programados. Ocupação da área em frente ao prédio da USJ indevidamente invadido e expropriado pela prefeitura. MENOS à GESTÃO mais à EDUCAÇÃO.
ADESSC – Associação de Docentes do Ensino Superior de Santa Catarina
Assinar:
Postagens (Atom)