quarta-feira, 2 de junho de 2010

SOLIDARIEDADE A PALESTINA E REPUDIO A ISRAEL

Camaradas

O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino condena veementemente os ataques do estado nazi-sionista de Israel aos barcos de ação humanitária que tinham como propósito levar água, alimentos e remédios aos palestinos que estão sitiados em Gaza.

A Faixa de Gaza tem 350 Km2 e 1 milhão e 500 mil habitantes que sobrevivem sitiados pelo estado nazi-sionista de Israel e sob o olhar omisso e silencioso do mundo.

Mas a natureza agressiva do estado de Israel acabou por evidenciá-lo mais uma vez, agora como piratas de águas internacionais, atacando navios de ajuda humanitária, devidamente identificados com suas bandeiras e autorizados a levar a solidariedade ao heróico povo palestino que, bravamente, resiste há 62 as espoliações agressivas do estado nazi-sionista de Israel.

Aos mártires palestinos e aos mártires solidários que estavam a bordo destes navios humanitários repetimos o que os nossos irmãos palestinos falam ao acordar e ao dormir: "seu sangue não foi derramado em vão, ele é o adubo da Palestina Livre!"

Causa Palestina, causa da humanidade!
Viva a Palestina Livre sobre seu Solo Pátrio, sobre seus 27 mil Km2!
Viva a solidariedade internacionalista!

Veja todas as notícias, reportagens, vídeos e moções de apoio ao Povo Palestino no nosso blog
http://www.somostodospalestinos.blogspot.com/



Palestina livre!
Viva a Intifada! Resitência até a vitória!
Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
"Um beduíno sozinho não vence a imensidão do deserto, é preciso ir em caravana"
www.vivapalestina.com.br
www.palestinalivre.org

Andes promove ato no MTE contra desmembramento de sua base

Diretores do Sindicato Nacional e delegações das Seções Sindicais reorganizadas na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul promoveram ato no Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE, nesta terça-feira (1/6), em defesa da representação do Sindicato Nacional em todo o país.


A manifestação teve por objetivo demonstrar a insatisfação dos docentes com a recente publicação do Registro Sindical da Apufsc Sindical, concedido pelo MTE, e solicitar que o ato seja revisto, em função das irregularidades comprovadas no processo de constituição daquela entidade e da impossibilidade da sua concessão diante da legislação em vigor.

Após negociação com o cerimonial do Gabinete do Ministro e reunião prévia com os atuais ocupantes da Secretaria de Relações de Trabalho – SRT, a secretária Zilmara David de Alencar e o secretário-adjunto André Grandizolli, uma delegação de manifestantes foi recebida pelo chefe de Gabinete, Marcelo Panella. O ministro se encontrava fora, cumprindo agenda no Estado de São Paulo.

Os representantes do ANDES-SN reivindicam a revisão do ato, argumentando que, conforme s preceitos da Lei do Processo Administrativo, o Ministério deveria ter garantido o direito ao contraditório, ouvindo o legítimo Sindicato Nacional dos docentes antes de tomar a medida, que retirou o Estado de Santa Catarina da base de representação do ANDES-SN.

Na audiência foi também destacada a necessidade de que o Ministério não mais acolha solicitações de registro na base do Andes-SN, sem ouvir previamente as entidades em disputa. Diante dos pedidos formulados, Marcelo Panella se comprometeu a tratar do assunto com o ministro ainda nesta semana e dar retorno no menor prazo sobre as demandas encaminhadas.

De acordo com o presidente do ANDES-SN, Ciro correia, a diretoria da entidade não medirá esforços para a solução do problema posto e para mobilizar toda a categoria em defesa do direito do exercício da representação sindical plena do Sindicato Nacional em todos os Estados e Municípios do país.


Fonte: ANDES-SN

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CAMPANHA URGENTE PELO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO - MANIFESTE-SE JA!

Campanha urgente - É necessário intensificar já a campanha pela sanção do projeto de lei que reajusta em 7,7% os benefícios dos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo e pelo fim do fator previdenciário.

Governo quer vetar - Depois de aprovados na Câmara Federal e no Senado, agora chegou a vez de o presidente Lula sancionar ou vetar o reajuste de 7,7% aos aposentados e pensionistas e o fim do fator previdenciário. Ele tem até o dia 1º de junho para dar seu veredito.

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo já declarou que defende o veto. Isso saiu em toda a grande imprensa brasileira. "Vamos vetar o fator previdenciário e recomendamos ao presidente que vetasse também o reajuste de 7,72%. Ele ficou de pensar nisso e vamos apresentar alternativas para ver se conseguimos resolver o problema."

O ministro da Fazenda Guido Mantega afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não decidiu se vai vetar o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. "O presidente ainda não decidiu se vai vetar [o reajuste] ou não", disse Mantega. Mas, segundo o ministro, o presidente Lula já decidiu barrar o fim do fator previdenciário.

Eles alegam que sancionar essa lei iria onerar por demais o governo. Segundo o próprio senador Paulo Paim, os números que estão sendo apresentados pelo governo são irreais. “Números malucos", acusou o senador.

Os trabalhadores podem se manifestar via eletrônica junto ao presidente da república solicitando a sanção ao reajuste de 7,7% e ao fim do fator previdenciário.O
Email da presidência é : protocolo@planalto.gov.br

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DE CUBA E LANÇADA EM SC

A cerimônia de lançamento aconteceu às 19 horas desta quarta-feira(26) no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e contou com a participação do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), proponente da frente, e do cônsul-geral de Cuba no Brasil, Lazaro Mendez Cabrera.

O objetivo é estreitar laços de amizade entre catarinenses e cubanos, defender a soberania dos países e estimular as relações comerciais e convênios tecno-científicos, esportivos e culturais, buscando o fim do bloqueio econômico ao país caribenho. Segundo Soares, a criação da frente visa “resgatar uma dívida com o povo cubano”. Para o parlamentar, ainda existe muita falta de informação acerca de Cuba, algo “construído historicamente pelas escolas, igrejas e meios de dominação ideológicos”. “Dizer que Cuba é mais democrática que os Estados Unidos traz espanto à maioria das pessoas. Precisamos mostrar isso de perto”.

Soares mencionou que planeja criar em novembro uma comitiva para visitar o país. “Vamos levar as pessoas para conhecerem de perto aquilo de que tanto ouvem falar mal. Será uma forma de tentar quebrar preconceitos”.

Iniciando seu mandato como cônsul-geral no país, Lazaro Mendez Cabrera disse que deseja ampliar o trabalho de divulgação do que afirmou serem conquistas da Revolução Cubana, principalmente nas áreas da medicina eeducação, cujos bons índices seriam reconhecidos por organismos das Nações Unidas. “Se conhece pouco sobre Cuba, devido ao bloqueio econômico e à campanha difamatória a que estamos expostos desde 1959”.

Cabrera também explicou ao público presente o funcionamento do sistema eleitoral cubano, a maior fonte de dúvida dos estrangeiros, segundo o diplomata. “Queremos demonstrar que pode haver democracia sem pluripartidarismo”. Ele citou que no país, com cerca de 8 milhões de eleitores, não há policiamento nas eleições e nem obrigatoriedade de se votar. “Mesmo assim há um alto índice de participação da população nas eleições. Até mesmo os votos brancos não chegam a 5%. Isto se deve ao nosso sistema eleitoral, que está sendo continuamente aperfeiçoado, aumentando-se a participação popular”, completou.

Para o diplomata, iniciativas como a Frente de Solidariedade são importantes, por abrirem uma via decomunicação com a sociedade brasileira. A frente foi constituída a pedido da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC), a exemplo de outras já existentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Tem caráter suprapartidário e deve funcionar por tempo indeterminado.

Entre os deputados que já assinaram o apoio à Frente, estão: DagomarCarneiro (PDT), Sargento Amauri Soares (PDT), Edison Andrino (PMDB),Genésio Goulart (PMDB), Ana Paula Lima (PT), Pedro Uczai (PT), Décio Góes (PT), Angela Albino (PCdoB), Dirceu Dresch (PT), Darci de Matos(DEM) e Jorginho Mello (PSDB). Segundo Soares, também manifestaram intenção de participar os deputados Silvio Dreveck (PP) e Jailson Lima(PT).

Após o lançamento da Frente, representantes da ACJM-SC convidaram o público a participar da III Convenção de Solidariedade a Cuba, um preparativo para a XVIII Convenção Nacional, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho, em Porto Alegre. Além de elencar medidas de apoio ao país socialista, o evento pretende colocar em debate temas como a questão do bloqueio comercial, educação, saúde e uma moção de apoio aos cinco cubanos que estão atualmente presos nos Estados Unidos.

Representantes da escola de samba União Ilha da Magia, de Florianópolis, divulgaram que a agremiação finalizou acordo que estabeleceu Cuba como tema do seu desfile em 2011.

Fonte: Redação Cuba Viva 29 mai, 2010

CONGRESSO CRIARÁ NOVA CENTRAL EM SANTOS

Congresso da Classe Trabalhadora vai definir a criação de nova central


Nos dias 5 e 6 de junho, a cidade de Santos, no litoral Paulista, será sede do Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT). O evento vai marcar a fundação de uma nova central de trabalhadores.



Dirigentes de diversos sindicatos, representantes de movimentos populares, minorias e trabalhadores vão discutir temas ligados à defesa do emprego e direitos trabalhistas como redução da jornada de trabalho sem perda salarial, direito de greve e manifestação, fim do fator previdenciário, liberdade e autonomia sindical e o fim de perseguições as lutas e as organizações de trabalhadores.



Na esfera política serão debatidos a reforma agrária e urbana, a defesa do serviço público e de seus servidores. Além de críticas ao modelo de gestão econômica do governo Lula e a defesa do rompimento com o FMI e o não pagamento da dívida externa.



O Congresso da Classe Trabalhadora é uma resolução do Seminário de Reorganização Sindical, ocorrido em novembro na cidade de São Paulo, na sede do Sindicato dos Bancários, onde representantes de diversos setores sindicais decidiram pela unificação dos trabalhadores em uma única e nova central. A ruptura com a CUT devido ao apoio ao governo Lula levantou a necessidade de se criar uma alternativa para a classe trabalhadora e aos movimentos populares que são contrários a diversas ações do governo. O Conclat será o marco da criação da nova central.

A diretoria da Adessc estará presente defendendo a luta pelos direitos econômicos, sociais, culturais e educacionais da classe trabalhadora, além de levantar a luta pela liberdade e autonomia sindical.