sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sessão Solene pela FURB FEDERAL

A sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 45 anos da Fundação Regional Universitária de Blumenau (FURB) foi marcada por apoio e apelos à federalização da instituição. No Teatro Carlos Gomes, de Blumenau, alunos e servidores realizaram manifestação em favor da proposta, com faixas e cartazes e ao grito de "FURB federal".

Projeto do ex-senador e atual vice- governador, Leonel Pavan (PSDB), que prevê a transformação da FURB em uma universidade federal foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal no início de junho, seguindo agora para a Comissão de Educação.

O passado de realizações e as possibilidades do futuro foram apresentados em um vídeo institucional que destacou o cenário no qual a FURB se consolidou como um dos principais polos educacionais do Estado, com 39 cursos de graduação, mais de 70 projetos de pós-graduação, estrutura de atendimento aos alunos e comunidade, envolvendo-se em propostas que atendem demandas em diversas áreas.

Como exemplo foi citado o desenvolvimento econômico, no qual Blumenau se mostra inserida como polo de software, com participação importante da instituição de ensino. Outro aspecto reforçado é que a pesquisa, extensão e graduação andem juntos para atender a comunidade, pois essa é considerada uma maior responsabilidade pela universidade que nasceu de um forte movimento comunitário.

Um dos proponentes e presidente da sessão solene, o deputado Ismael dos Santos (DEM), comentou que o parlamento catarinense, como pulmão da democracia, não poderia se furtar em reconhecer e homenagear aquela que é um dos destaques entre as instituições de ensino superior em Santa Catarina.

O processo que pode resultar na federalização da FURB também foi comentado pelo deputado Giancarlo Tomelin (PSDB). "Que esse seja apenas mais um ato que some força para fazer as transformações necessárias. A FURB sempre enfrentou os problemas de frente e isso a fez forte, com condição de ser uma instituição federal", disse.

Para a deputada Ana Paula Lima (PT) a participação dos estudantes mostra que com muita energia pode se mudar rumos. "A universidade é fruto das lutas de lideranças do Vale do Itajaí. Nasceu com a força da comunidade e em 45 anos conquistou respeito pela qualidade que tem e por representar a expressão maior de um anseio coletivo", disse a parlamentar petista.

Ela lembrou que foi através de um plebiscito, com 98% de manifestações positivas, que a comunidade do Vale do Itajaí optou por universidade pública. Essa condição é, na visão da deputada Ana Paula, resultado do competente e valioso trabalho realizado e que se torna referência a partir dos mais de 30 mil profissionais formados pela FURB. "Agora temos uma grande missão: transformar em realidade o sonho da FURB federal", reforçou.

Estudante por 10 anos da FURB com a graduação e pós-graduação, o deputado Jean Kuhlmann (DEM) disse que “a união de várias pessoas se tornou o eixo propulsor do Vale do Itajaí. A FURB também tem que sonhar e acreditar nesta possibilidade de futuro e a federalização representam o grande desafio dos próximos anos".

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Uczai (PT), afirmou que a FURB tem como destaque o fato de ser resultado de um movimento construído coletivamente."Por que Blumenau não pode ser o palco da agenda política na questão de ser a terceira universidade pública federal? Acredito que se tem nas mãos a melhor oportunidade de transformar esta situação", questionou.

O presidente do Comitê FURB Federal, Valmor Schiochet, comentou que a homenagem prestada pela Assembleia é de compromisso com a história e com o futuro da de uma instituição plenamente pública e comprometida com as necessidades da comunidade. "A melhor homenagem é lutarmos pelo futuro da educação gratuita, da FURB federal. Trata-se de uma luta por um direito, por uma política de acesso à educação", afirmou.

O reitor da FURB, Eduardo Deschamps, declarou que somente permanecerão com status de universidade aquelas instituições que tiverem como principal aporte os recursos públicos em suas receitas. "Nossa região não pode ser a única a permanecer sem esta condição", disse, referindo-se ao fato de somente o Vale do Itajaí não estar contemplado com a extensão de campi da UFSC ou com uma nova universidade federal, como é o caso do Oeste, com a nova Universidade Federal da Mesorregião do Mercosul.