sábado, 5 de julho de 2008

terça-feira, 1 de julho de 2008

Audiência Pública


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A UNIVALI

Sexta-feira, 04/07, 19h, NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ


Nos últimos meses predomina um clima de terrorismo na Univali com demissão de centenas de professores e funcionários acontecendo arbitrariamente de modo a degradar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Além das demissões, há corte de bolsa de pesquisas, a TV Univali deixou de produzir programação e há ameaça de fechamento dos campus da Univali em São José e Piçarras.

A causa destas medidas seria um suposto rombo nas contas da Univali que vem sendo ventilado pelos meios de imprensa, mas até agora a reitoria não explicou a situação financeira da instituição às entidades representativas de funcionários, docentes e estudantes e vem agindo autoritariamente sem consulta à comunidade universitária.

A Associação dos Docentes do Ensino Superior de Santa Catarina critica as atitudes tomadas e em defesa da dignidade profissional dos seus representados está se mobilizando para reverter esta situação.

Além do ato público que realizamos na Univali, na terça-feira (24/06), solicitamos ao deputado Sargento Soares (foto) que propusesse à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de SC a convocação da AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A UNIVALI, que ocorrerá no dia 04 de julho, às 19 horas na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Para esta audiência que discutirá a crise da Univali, buscando apontar soluções, são convidados o reitor da Univali, o prefeito municipal de Itajaí, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, representantes da Assembléia Legislativa, do Ministério Público e Tribunal de Justiça, da União Catarinense de Estudantes, da ADESSC, do ANDES – Sindicato Nacional e a senadora Ideli Salvati.

Convidamos todos os estudantes, professores e funcionários da Univali a estarem lá presentes, bem como as entidades representativas da sociedade civil de Itajaí e Santa Catarina que estejam interessadas neste debate.

A Diretoria da ADESSC, em nome dos docentes, reafirma sua posição para a audiência: - imediata transparência nas contas da Univali com abertura das contas para a comunidade; - nenhuma demissão de professores e funcionários; -intervenção da prefeitura de Itajaí e demais poderes públicos para resolver a situação; - democratização da Univali com eleições diretas para reitor e demais cargos dirigentes de acordo com os preceitos de gestão democrática da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Constituição Estadual; - transformação da Univali em instituição de ensino superior efetivamente pública, gratuita, democrática e de qualidade.

Todos à Câmara de Vereadores no dia 04, sexta-feira!


Associação dos Docentes do Ensino Superior de Santa Catarina – ADESSC (www.adessc.blogspot.com)

Nova Diretoria do ANDES-SN toma posse em Palmas - TO

Nova diretoria do ANDES-SN toma posse em Palmas-TO, no 53° CONAD
Elizângela AraújoANDES-SN

A nova diretoria do ANDES-SN foi empossada nesta quinta-feira (26/6), durante a plenária de abertura do 53° CONAD. Em sua fala de posse, Ciro Correia, o novo presidente, reafirmou o compromisso de continuação da luta por verbas e salários, pela autonomia de execução orçamentária sem interferências de entidades ou procedimentos privados nas instituições públicas, por um padrão unitário de qualidade para a universidade brasileira e pela ampliação da rede pública de ensino com garantias de permanência dos alunos.

Ciro Correia criticou a perspectiva individualista dos setores conservadores na defesa de seu modelo de universidade voltada para a elite e o mercado. “Esses setores incentivam saídas individuais para resolver problemas de financiamento e salários, viabilizadas, por exemplo, pelas fundações privadas, que têm promovido o desvirtuamento do caráter público e gratuito da universidade, a descaracterização do regime de Dedicação Exclusiva e, não raro, usam a credibilidade das nossas instituições de ensino superior para viabilizar atividades ilegais”.

O novo presidente do ANDES-SN também lembrou de forma contudente o desrespeito do governo Lula à liberdade de organização sindical. “Nesse sentido, vale tudo: da arbitrária suspensão do registro sindical de uma entidade com o nosso histórico e reconhecimento, à cooptação explícita de setores outrora combativos do trabalho, no entanto, o ANDES-SN reage fortemente a essa ofensiva e lutará incessantemente pelo seu direito de existir”. Ciro Correia encerrou sua fala conclamando todos às lutas sociais e à defesa da universidade pública, tema central do CONAD.

Paulo Rizzo resgata lutas da gestão anterior
O ex-presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, encerrou o mandando relembrando a conjuntura na qual a diretoria anterior assumiu e ressaltando que os ataques ao Sindicato Nacional se intensificaram justamente porque a entidade se manteve combativa a todas as formas de desestruturação das universidades e dos movimentos sociais e sindicais de oposição ao governo. Rizzo afirmou que a experiência do sindicato não é só fruto da experiência de enfrentamento a essas manobras, mas também da elaboração de propostas para a carreira e a própria universidade.

O ex-presidente também ressaltou a atuação do Sindicato Nacional no combate à relação entre as universidades públicas e as fundações privadas ditas de apoio. “O ANDES-SN tem uma interpretação diferente da que têm outros setores em relação às fundações privadas. Enquanto para eles a solução é a acabar com os corruptos, o Sindicato entende que a corrupção é estrutural, ou seja, integra a origem dessa relação. Enquanto houver entidades privadas administrando dinheiro público, haverá corrupção.”

Rizzo também registrou a luta do ANDES-SN no combate às práticas anti-sindicais no âmbito das universidades privadas, lembrando da resposta positiva da Organização Internacional do Trabalho (OIT) às denúncias feitas pelo Sindicato em 2006. Ele também enumerou conquistas de docentes de diversas universidades estaduais que enfrentaram dias de greve e saíram vitoriosos.

Discursos dão o tom da luta do Movimento Docente
O 53° CONAD foi aberto ao som da música regional de Genésio Tocantins, que incitou a platéia de docentes a cantar em coro o refrão de uma de suas músicas, mas logo os discursos deram o tom de contestação que marca a história do Movimento Docente e dos movimentos sociais. Várias entidades sindicais, estudantis e sociais como Conlutas, UNE e SINASEFE, por exemplo, fizeram-se presentes na plenária de abertura. A ANDIFES também se fez representar pelo reitor da UFT.

Atinágoras Lopes, coordenador da Conlutas, afirmou que a central de movimentos se colocava como parte do 53º CONAD por compreender o relevante papel do ANDES-SN na construção da Conlutas e da luta de classes. Sobre a intensificação dos ataques sofridos pelo Sindicato Nacional por parte do governo e da CUT, Lopes foi enfático: “precisamos fazer com que cada entidade da Conlutas sinta a defesa do ANDES-SN como uma luta própria, e será esse o espírito do Congresso da Conlutas, que terá mais de 4,5 mil participantes”.

George Ribeiro Brito, presidente da SESDUFT, anfitriã do 53° CONAD, destacou as lutas locais da entidade que representa os docentes da primeira universidade federal a implantar o Reuni. “Sob a máscara da expansão, esse programa somente intensificará o sucateamento dessa universidade antes mesmo de sua consolidação definitiva”. Ele classificou a participação do ANDES-SN na construção da Conlutas como extremamente importante.

Fonte: ANDES