terça-feira, 14 de outubro de 2008

CINEARTH APRESENTA
Uma fábula para o Dia do Professor

Em sessão especial pelo Dia do Professor e Professora, acontece neste dia 15 de outubro, em Florianópolis, a exibição do filme A Dios Momo (Deus Momo, em inglês ficou Goodbye Momo), produção uruguaia de Leonardo Ricagni, longa de destaque do Festival de Cinema de Florianópolis, o Fan, no ano passado.

Com entrada franca, a sessão está marcada para as 19h, no Museu da Escola (Saldanha Marinho, 196). Após o filme, haverá debate com a dramaturga e jornalista Eliane Lisboa e a escritora Eglê Malheiros. O filme conta a história de Obdulio (Mathias Acuña), um vendedor de jornais analfabeto que numa noite de carnaval se depara com uma figura misteriosa: um vigia noturno que se tornará seu mentor.

Obdulio vive com a avó (Carmen Abella), uma beata que passa os dias orando e guardando suas economias para comprar uniformes escolares para suas netas. Mas é com o vigia que buscará significado para sua vida por meio da educação e das letras dos blocos carnavalescos durante o reinado de Momo (daí o nome).

Com algo de surrealismo, ao mesclar sonho e realidade, o filme oferece beleza, especialmente por meio de uma direção de arte expressiva, como filmes de Federico Fellini e Emir Kusturica, fontes de inspiração para o diretor Ricagni.


FICHA TÉCNICA

A Dios Momo
Filme de Leoardo Ricagni (UY) , com Mathias Acuña e Carmem Abella
2006
108 min
Legendas em inglês, áudio em espanhol