segunda-feira, 7 de julho de 2014

Etapa de florianópolis preparatória ao ENE 2014

Este ano de 2014 é um ano importante nas lutas pela educação pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, laica em todos os níveis como direito inalienável de todos. Por isso nos colocamos a tarefa de construir um Encontro Nacional de Educação, que ocorrerá dias 08, 09 e 10 agosto no Rio de Janeiro, buscando auxiliar na articulação dos movimentos em defesa da educação.
O objetivo principal do Encontro é fortalecer a ampla articulação das forças sociais, construindo uma proposta alternativa à que vem sendo empreendida pelo governo, com elementos para contribuir na direção de uma política de Estado efetiva para a educação pública, a mobilização e o fortalecimento da categoria para a luta contra políticas governamentais, que vêm sendo implementadas, propositalmente, de forma fragmentada, no sentido de aprofundar a mercantilização da educação e a precarização das condições de trabalho e ensino.
Os Encontros Preparatórios e o Encontro Nacional estão sendo norteados por sete eixos:
1-    Privatização e mercantilização da Educação: das creches a pós-graduação;
2-    Financiamento da Educação Pública;
3-    Precarização das atividades dos trabalhadores da Educação;
4-    Avaliação meritocrática na educação;
5-    Democratização da educação;
6-    Acesso e Permanência;
7-    Passe Livre e Transporte Público.
As Entidades Nacionais que estão na construção do Encontro Nacional de Educação são: ANDES-SN, SINASEFE, CSP-CONLUTAS, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE, CFESS, FENET, ExNEEF. Além destas, há um conjunto de entidades estaduais e locais que também assumiram esta iniciativa, como o SEPE-RJ; DCEs e CAs de diversas IES; movimentos populares.
Na região Sul, ocorreram duas etapas preparatórias conjuntas Paraná/Santa Catarina, uma em Londrina e outra em Curitiba, e seis etapas no Rio Grande do Sul, cinco municipais e uma estadual em Porto Alegre.
Agora, nos dia 10 a 12 de julho próximo, teremos uma etapa em Florianópolis, com a participação de militantes sociais dos três estados do Sul do país. A programação será realizada no Auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e está assim proposta:

 
10 de julho
11 de julho
12 de julho
Manhã09:00 às 12:00
***
Mesa 02Financiamento e privatização da educação no BrasilPalestrante:NICHOLAS DAVIES (UFF)Grupos de Trabalho sobre os eixos do ENE
Tarde14:00 às 17:30
***
Mesa 03Avaliação e produtivismo na educaçãoPalestrantes:JOÃO ZANARDINI (UNIOESTE)e
ENEIDA OTO SHIROMA (UFSC)
Plenária
Noite19:00 às 21:30Mesa de AberturaSaudação das Entidades Organizadoras
————–
Mesa 01
Conjuntura nacional, políticas educacionais e o PNE
Palestrante: LUCIA MARIA WANDERLEY NEVES (Fiocruz)
***
***
Assim, convidamos todos a participarem de mais essa etapa preparatória e a participar da organização das caravanas ao Encontro Nacional de Educação no Rio de Janeiro.
*  *  *  *  *
O QUE: Etapa de Florianópolis preparatória ao Encontro Nacional de Educação
QUANDO: de 10 a 12 de julho (quinta a sábado)
ONDE: no Auditório do CED/UFSC, no Campus do Bairro Trindade
*  *  *  *  *
Para maiores informações consulte o site: http://www.andes-ufsc.org.br/