segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Resistir e Avançar na Defesa do ANDES-SN, da Universidade Pública e dos Direitos dos Trabalhadores


A ADESSC esteve presente, como convidada, no 28º Congresso do ANDES-SN que aconteceu em Pelotas de 09/02 a 15/02.

Cerca de 300 delegados de Associações Docentes (Ads) de todo o país discutiram e aprovaram o plano de lutas do sindicato para o próximo ano e aprovaram resoluções importantes como:

- Os docentes das instituições particulares de ensino superior continuarão a ser representados pelo ANDES-SN. O texto de resolução, apresentado por um grupo de professores da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, não obteve nenhum voto favorável. (Fonte: ANDES-SN)

- O plenário rejeitou também a proposta de realização de um plebiscito, até o final de abril, para consultar a base da categoria docente se o ANDES-SN deve ou não aceitar a uma pretensa proposta da CONTEE de abrir mão da representação dos docentes das particulares em troca da suspensão do processo judicial que resultou na suspensão do registro sindical do sindicato docente. A proposta também não registrou nenhum voto favorável e apenas três abstenções. (Fonte: ANDES-SN)

- O plenário do 28º Congresso do ANDES-SN aprovou, com apenas quatro contrários e oito abstenções, a alteração do estatuto da entidade, com o intuito de impedir que o voto por procuração seja utilizado no âmbito do Sindicato Nacional e de suas seções sindicais. (Fonte: ANDES-SN)

- Foi aprovado a inclusão da discussão acerca do Projeto de lei apresentado pela ACAFE Associação Catarinense de Fundações Educacionais, que cria a figura jurídica de instituição pública não estatal, no GT fundações o qual terá participação de um membro da diretoria da ADESSC que vem se posicionando contrariamente ao projeto citado.

O congresso aprovou moção de apoio apresentada pela ADESSC em repúdio as demissões realizadas nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e de solidariedade as Lutas da APRASC.

O ANDES-SN junto com outras entidades de Santa Catarina e nacionais está convocando um ato nacional a ser realizado em Florianópolis no dia 12/03 ás 16: horas em defesa dos trabalhadores da APRASC e contra a criminalização dos movimentos populares.

O Andes realizou passeata e ato público com cerca de 400 pessoas reafirmando suas posições:

- Contra o pacto social: em defesa do emprego, salários e direitos!
- Redução de horas sem redução de direitos
- Em defesa da liberdade e organização sindical!
- Contra a criminalização dos Movimentos Sociais!
A crise é do capitalismo e os trabalhadores e trabalhadoras não podem pagar por ela!
- Os patrões e banqueiros é que devem pagar pela crise!
Nós não vamos pagar nada!

Nenhum comentário: