A Coordenação Nacional de Lutas, fundada em maio de 2006, realizou seu primeiro congresso nacional em Contagem/Belo Horizonte nos dias 03 a 06/07/2008. Nossa Associação (ADESC), até então ligada à ANDES, sindicato filiado à CONLUTAS, participou do congresso através do companheiro Jandir Santin.
O principal objetivo do evento era consolidar a organização em nível nacional e regional, dotando-a de uma estrutura dinâmica capaz de atuar nas diversas regiões do país como catalizadora das lutas dos trabalhadores em busca da construção do socialismo. Para tanto, a primeira preocupação estava voltada para a organização da Conlutas, a fim de dotá-la de instrumentos que a tornassem dinâmica, democrática, conectada visceralmente aos movimentos e sindicatos de trabalhadores comprometidos com a mudança sócio-econômico-política e cultural do país. Daí a necessidade de construir estruturas que evitassem os vícios de outras organizações de trabalhadores que acabaram caindo nas malhas da social democracia e do capitalismo, embora tivessem iniciado por um caminho revolucionário.
Daí a aprovação de todas as teses que pregavam: um sindicalismo livre da tutela do Estado e dos patrões – um movimento independente de partidos – uma direção democrática, com garantia da rotatividade dos dirigentes – um Entidade parceira de sindicatos e de movimentos sociais de luta.
O Congresso foi também uma escola de formação política, tanto pelas análises de conjuntura brilhantemente feitas por pessoas de altíssimo nível de conhecimento na área, como pelos inúmeros eventos paralelos que reuniam movimentos sociais/culturais atuantes nas mais diversas regiões do país. Um destaque especial para o Movimento de Consciência Negra que abrilhantou culturalmente todo o Congresso e teve uma atuação destacada nos debates ali travados.
Outra marca do evento foi o pluralismo de parcerias demonstrado na presença de representantes de diversas organizações sindicais e de movimentos sociais que, embora não sejam filiados à Conlutas, participaram com suas mensagens de compromisso com a luta pelo socialismo.
Os senões do Congresso ficaram por conta do número de participantes que não atingiu o nível esperado, algumas ausências provocadas por dissensões ideológicas ou de organização na última hora, outras pelas dificuldades econômicas e de infra-estrutura. Outro ponto fraco foi a organização dos grupos de debates com número excessivo de participantes e locais impróprios. Igualmente prejudiciais foram as distâncias dos locais de hospedagem, ocasionando o atraso sistemático de todos os atos do evento e causando um enorme desperdício de tempo e de energias.
Depois da participação em três eventos massivos da CONLUTAS: sua fundação em 2006 (com 3.700 participantes), o I Seminário no Parque Ibirapuera em 2007 (5.500 part.) e o I Congresso em Contagem/B.H. (3.700 pessoas), toma-se consciência das dificuldades enormes que se enfrenta para organizar eventos em nível nacional. É um desafio enorme que a Conlutas deverá enfrentar daqui pra frente. Daí a necessidade de fortalecer a organização regional para que esteja presente onde as lutas acontecem!
Jandir Santin
Nenhum comentário:
Postar um comentário