terça-feira, 16 de outubro de 2012
Furb continua lutando pela federalização
Mesmo com a ampla mobilização da comunidade blumenauense a luta pela federalização da Fundação Universitária da Região de Blumenau (Furb) ainda está longe de sua concretização.
As esperanças de criação de uma Universidade Federal do Vale do Itajaí, conforme projeto de lei n. 7.287/2010, que autorizava o poder executivo a criar a Universidade, foi sepultada na Câmara dos Deputados, pois segundo o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação, deputado João Dado, a matéria seria de iniciativa exclusiva da Presidência da República, de acordo com o artigo 61 da Constituição Federal, além de desrespeitar preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, ao não ter previsão de gastos orçamentários e fonte de custeio. O relatório do deputado foi aprovado na Comissão em maio deste ano e pode ser consultado no site da Câmara.
O Comitê Pró-Furb Federal continua mantendo entendimentos com o MEC e a UFSC para viabilizar mediante parceria um campus da federal na região visando a transição para a federalização.
As duas universidades precisam se reunir para alinhar ideias e modelos. A reitoria da Furb já declarou que pontos como a cessão dos professores, alunos e funcionários serão determinantes para um acordo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário