domingo, 6 de julho de 2008

Afronta à Democracia! Voltamos à ditadura?

Câmara de Vereadores de Itajaí fecha as portas para audiência pública da Assembléia Legislativa em defesa da Univali

"Onde não há problemas, não deveria existir o temor do debate"

A audiência pública prevista para a noite de ontem transformou-se em ato público em frente à Câmara dos Vereadores de Itajaí. A casa do povo de Itajaí, o espaço democrático, fechou suas portas para a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, numa demonstração digna de aplausos, mas pelos herdeiros da ditadura militar brasileira.

As autoridades convidadas à audiência pelo deputado Sargento Soares (PDT) ficaram perplexas ao perceber o boicote realizado pela Câmara de Vereadores ao movimento em defesa da Univali. A atitude covarde da Câmara, no entanto, não abalou os presentes, que realizaram o ato público na rua, em frente a portas fechadas.

Participaram o deputado estadual Pedro Uczai (PT), o presidente nacional da Associação de Docentes do Ensino Superior (Andes), Ciro Correa, o desembargador do Estado Lédio Rosa, representantes da ADESSC, dos Movimentos Sociais, MST, UCE, Associação Quilombola do Morro do Boi, DCE da UFSC, DCE da Univali, Sindicato da Saúde, Lideranças estudantis da Unisul e Udesc, professores/as da Instituição e alunos/as.

As "forças ocultas" já estavam se organizando a finalidade de boicotar a audiência desde o início do dia, informando a alunos/as e comunidade em geral que nada haveria na Câmara naquela noite. Tal gesto, demonstra claramente que nossas denúncias necessitam ser investigadas com maior urgência. Onde não há problemas, não deveria existir o temor do debate.

Indignados com a situação criada pela Câmara dos Vereadores de Itajaí, os participantes fizeram as suas falas ali mesmo na calçada, em pé, e para uma platéia pequena, porém resistente, que vem crescendo e demonstrando que o movimento é legítimo, que defende os interesses da comunidade e está aliado à luta em defesa da democratização de todo o sistema ACAFE.

As falas reafirmaram as lutas:
- Pelo fim das demissões na Univali
- Pela democratização das Instituições de Ensino Superior do Sistema/Acafe, com eleições diretas para todos os dirigentes
- Pela transparência nas prestações de contas que envolvem dinheiro público
- Pelo fim do assédio moral sofrido pelos professores e funcionários da Univali!

Um comentário:

A Diretoria disse...

O Legislativo itajaiense ignorou uma audiência pública da Alesc sobre a crise na Univali. Até o MST participou,mas nenhum vereador apareceu por lá. A Câmara deixou na rua uma comitiva de dez funcionários, mídia da Alesc, dois deputados (Sargento Soares e Pedro Uczai), um representante do legislativo (Ledio Andrade), da Andes, e várias outras entidades. Talvez porque tenhamos vereadores-professores, tantos membros do judiciário lecionando na Univali... As autoridades concluiram que há algo de podre no reino do Rei-tor, eleito por 130 votos de gente que só representa interesses particulares. A caixa preta da Univali é uma afronta ao povo catarinense, que a mantém, seja com impostos ou mensalidades. Os representantes do DCE estiveram lá, mas entraram mudos e saíram calados. Pelo menos os representantes dos estudantes da Unisul falaram, contando que o processo de demissões abusivas também ocorreu por lá.

6 de Julho de 2008 10:55

declaração da prof.☺ Márcia Stela, jornalista, ex-Univali
6 de Julho de 2008 14:44