quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ato público em Defesa da Univali






A Adessc promoveu esta semana um ato público em Defesa da Univali, em Frente ao Teatro Adelaide Konder, Campus de Itajaí, para reafirmar as denúncias feitas anteriormente pela entidade. O ato reuniu diretores da Adessc, representantes de sindicatos e do Deputado Sargento Soares, além de lideranças estudantis e alunos de vários cursos.
A entidade vem se mobilizando para garantir a imediata transparência nas contas da universidade, fim das demissões de professores e funcionários, democratização da instituição, com eleições diretas para dirigentes; luta em prol do retorno da univali a condição de universidade pública.
A construção de uma universidade democrática, almejada pelos professores neste ato, sofreu boicotes dos dirigentes da Univali que impedirem a entrada do som, na tentativa de enfraquecer o movimento. Os diretores da Adessc, no entanto, não sileciaram. Reforçaram a crítica e demonstraram que estão prontos para a luta. Dentre os temas tratados na manifestação, deu-se ênfase a origem pública das universidades do sistema Acafe; questionou-se as oligarquias políticas do estados e seu enraizamento dentro das instituições de ensino; o assédio moral que vem sofrendo os professores, acuados pelo sistema repressivo em vigor e o Processo de Demissão Continuada.
Antes mesmo do ato, o presidente, o secretário e diretores da Adessc encontraram a pró-reitora de Ensino, Amândia Maria de Borba, no evento da ANPEd, a qual afirmou que houve demissões e que elas vão continuar: "houve demissões e haverão mais." Os diretores afirmaram que a figura Fundação Pública de Direito Privado é "uma ficção jurídica" e que irão batalhar por condições orcamentárias públicas. A Pró-reitora concordou, questionando: "Vocês acham que eu não quero uma universidade pública? Claro que quero".
Por fim, afirmou, depois de indagada pelos docentes, que o reitor deverá receber a entidade.

A LUTA CONTINUA, no próximo dia 4 de julho, na Câmara de Vereadores de Itajaí. Vamos todos pra lá!

Nenhum comentário: